Os novos caminhões da família Ford Cargo, que a partir de 15 de março já estará disponível em toda rede de distribuidores instalada no Brasil, chega a 34 modelos, mas a grande novidade fica por conta dos novos modelos equipados com caixa de câmbio automatizada.

Trata-se da transmissão Torqshift, produzida pela Eaton e que está presente em seis veículos dos segmentos de médios e pesados.  Por se tratar  de veículos para aplicações diferenciadas, os novos caminhões Cargo automatizados oferecem três diferentes modelos de caixas automatizadas, com características  mais apropriadas para a aplicação.

A nova linha de caminhões Ford Cargo Torqshift é formada pelos modelos Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 6×2 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar.

Os caminhões Cargo 1723, Cargo 1729 e Cargo 2429 vêm com transmissão automatizada de 10 marchas e reduzida de 17,04:1; embreagem de 395 mm e disco com revestimento sinterizado de cerâmica. Já o modelo 1723 Kolector conta com a Torqshift de 10 velocidades para aplicações severas, que exige intensa troca de marchas. Esta caixa tem reduzida de 15,28:1 e duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida para ladeiras íngremes.

O Cargo 1933, por sua vez, é equipado com suspensão a ar e a caixa de transmissão Torqshift de 16 velocidades e embreagem de dois discos cerâmicos – para aumentar a durabilidade, destaca João Filho, chefe da engenharia da Ford. Esta caixa tem  reduzida de 17,64:1 e conta também com duas relações de ré (17,64:1 e 14,91:1).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA MODELO

Cargo 1723 Torqshift – Modelo médio, equipado com motor Cummins ISB 6.7, de seis cilindros, potência de 230 cv e torque de 821 Nm. É um caminhão com PBT de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, que se destaca pela eficiência e durabilidade.

O modelo tem distância entre-eixos de 4.800 mm e é indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico. Dispõe também da opção da cabine leito para aplicações rodoviárias

Cargo Torqshift_ Interior 03

Cargo 1723 Kolector Torqshift –  De acordo com a engenharia da Ford,  este caminhão chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com o conforto e economia.  “Suas duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida, contribuem para garantir ótimo desempenho tanto em pista plana como em ladeiras íngremes”,  acrescenta João Filho.

Este caminhão tem PBT de 16.800 kg, ou 23.000 kg com terceiro eixo instalado de fábrica, e já vem com chassi reforçado, eixo traseiro de simples redução, tomada de força traseira, suspensão com feixe de molas alto e reforçado, escapamento vertical, para-choque estreito e protetor do radiador.

O veículo tem ainda como características as câmaras de freio traseiras tipo pistão com lonas reforçadas; manete de freio no painel para auxílio na partida em rampa, controle manual de aceleração e bancos revestidos em vinil. Seu motor Cummins 6.7 L, de 230 cv, atinge o torque máximo de 821 Nm a 1.100 rpm. O modelo é disponível em duas opções de distâncias entre-eixos, de 4.340 e 4.800 mm, as quais permitem trabalhar com as diferentes opções de compactadores disponíveis no mercado.

Ford 1723 Kolector_03

Cargo 1729R Torqshift – Este modelo médio da linha Cargo, disponível com cabines cabine simples e leito,  tem PBT de  16.000 kg e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Seu motor é Cummins ISB 6.7 de seis cilindros que desenvolve potência de 290 cv e torque de 951 Nm com a nova transmissão automatizada de 10 marchas. O modelo é indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico.

Cargo 2429 6×2 Torqshift –   Equipado com terceiro eixo, e   PBT de 23 toneladas, o modelo tem capacidade máxima de tração de 38.000 e se destaca como o carro-chefe da nova linha de caminhões automatizados da Ford. O veículo oferece dois anos de garantia e chega ao mercado com o preço de referência de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito. Antônio Baltar, gerente geral de vendas e marketing de caminhões da Ford do Brasil destaca que se trata do preço mais competitivo nesta categoria de caminhões.

Equipado com motor Cummins IBS 6.7 de seis cilindros de 290 cv e torque de 951 Nm, o Cargo 2429 6X2 é indicado para o transporte em médias e longas distâncias com diversos tipos de implementos (basculante, furgão lonado, tanque, baú isotérmico, de alumínio, frigorífico e carga seca). A Ford disponibiliza o veículo nas versões de cabine simples ou leito.

Cargo 1729T Torqshift – Trata-se de um um cavalo-mecânico com cabine leito e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico. Seu motor é o Cummins ISB 6.7 de 290 cv e torque de 951 Nm.

Cargo 1933T Torqshift – Equipado com suspensão a ar e transmissão automatizada de 16 velocidades, este cavalo-mecânico é indicado para o transporte com semirreboque de três eixos, em médias e longas distâncias. Sua capacidade máxima de é de 45.150 kg. Este modelo tem suspensão pneumática “full air”. O motor Cummins ISL 8.9 de seis cilindros tem potência de 334 cv e torque de 1.300 Nm. Flávio Costa, gerente de marketing de caminhões, lembra que a suspensão a ar é essencial para o transporte de produtos frágeis, além de melhorar o conforto para o motorista e a dirigibilidade. “Além de banco extra conforto, a cabine-leito do Cargo 1933T conta com uma das maiores camas do mercado”, conclui.

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