A Mercedes-Benz do Brasil anunciou durante a sua participação no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, em Hanover, na Alemanha, que irá disponibilizar também para a sua linha de ônibus o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard. “Mais de 5.000 caminhões circulam hoje nas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard, sendo que aproximadamente a metade é da atual geração do produto, lançada há um ano. A aprovação do mercado nos motiva a oferecer esta solução também para os frotistas de ônibus”, explica o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços, Roberto Leoncini,

A atual geração do FleetBoard foi desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil, num trabalho liderado por engenheiros e técnicos da Empresa, com a participação de especialistas da Daimler. Lançada primeiramente no País, esta versão agregou funções de rastreabilidade ao  sistema de gestão de frota da Daimler, auxiliando o cliente na prevenção de furtos e roubos de veículos e de cargas por meio de rastreamento e bloqueio remoto. Durante o evento a empresa demonstra a tecnologia em um caminhão Accelo 815.

O FleetBoard , sistema de gestão de frota e rastreamento, é integrada ao veículo e original de fábrica, e baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1, possibilitando maior controle e segurança nas operações de transporte das estradas. Item de série para os caminhões Actros, Axor e Atego, o FleetBoard utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas.

Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores, destacados pela empresa, está a possibilidade de redução de até 15% dos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente. Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a legislação. O sistema oferece também diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.