No próximo dia 26 de julho, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – fará o lançamento das normas para o transporte de produtos perigosos, em sua unidade em São Paulo. Será apresentado um conjunto de seis normas técnicas (NBR 7500, NBR 7501, NBR 7503, NBR 9735, NBR 13221 E NBR 14619), que foram revisadas e acabaram de ser publicadas. O objetivo é possibilitar aos usuários o entendimento às exigências da legislação federal para o setor.
Entre as normas, destaca-se a ABTN NBR 7500, que se refere à simbologia para identificação de transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de líquidos inflamáveis, corrosivos, explosivos, gases e materiais radioativos, que facilita a atuação tanto das empresas do setor quanto dos organismos fiscalizadores.
Com a publicação no final de junho, essas normas passam a ter validade de 30 dias, à exceção de duas delas, a NBR 7503, sobre a ficha de emergência e envelope, e a NBR 9735, que trata do conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos. Ambas têm prazo fixado em seis meses para que os usuários se adaptem, ou seja, passam a valer em dezembro.