O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) elegeu na Semana Nacional de Trânsito 2007, entre 18 e 25 de setembro, o tema \”Jovem: paz e amor no trânsito\”. A campanha visa alertar para os altos índices de mortandade e acidentes automobilísticos entre a população abaixo dos 39 anos.
Desta maneira, o Denatran pretende alertar para os altos índices de acidentes de carro envolvendo a população jovem, sendo que órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito se mobilizarão promovendo campanhas e reuniões para conscientizar a população sobre este problema que ganha cada vez mais espaço junto aos meios de comunicação.
De acordo com recente avaliação do Ministério da Saúde sobre os óbitos ocorridos no trânsito, divulgada durante a Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito e da Organização Mundial da Saúde (OMS), em abril deste ano, as faixas etárias mais afetadas estão entre 20 e 39 anos (45%) e dos 40 aos 59 anos (26%), totalizando 25.375 óbitos entre os 35.753 registrados em 2005.
Do total de mortes nessas faixas, 85% (cerca de 21.529 óbitos) ocorreram entre homens. Entre os adolescentes, o acidente de trânsito já é a segunda principal causa de morte. A primeira são os homicídios. De acordo com nova avaliação, 3.976 pessoas entre dez e 19 anos perderam a vida no trânsito em 2005. O excesso de autoconfiança, o consumo de bebidas alcoólicas e o abuso da velocidade são alguns dos itens mais apontados como justificativa desta triste realidade do trânsito.
Entretanto, para a especialista em infra-estrutura viária e sinalização horizontal da empresa Hot Line, Áurea Rangel, o estado das rodovias merece atenção. \”Sem dúvida os jovens estão mais expostos porque estão nas ruas e nas estradas. Por este motivo, eles são as principais vítimas das precárias condições que a grande maioria das estradas brasileiras oferece em termos de trafegabilidade\”, destaca e cita que rodovias com boas condições o número de acidentes é menor.