Durante todo o ano de 2008, as áreas de Qualidade, Logística, Engenharia e Compras da Affinia Automotiva têm realizado auditorias com seus fornecedores. O principal objetivo é melhorar os processos produtivos a fim de gerar bons resultados para ambos.
Embora a maioria dos fabricantes de autopeças sejam certificados pela ISO 9000 ou ISO/TS 16949, as auditorias feitas com fornecedores têm como foco as pessoas. Desta maneira, para a empresa é o momento em que a companhia abre suas portas para que os operadores dos fornecedores vejam como o item fabricado é importante.
Para Thiago Pinto, coordenador de Qualidade da empresa, essas auditorias proporcionam aproximação com os fornecedores, possibilitando uma grande troca de experiências e, dessa forma, gerar avanços nos resultados. \”As auditorias realizadas foram bem recebidas tanto para a empresa quanto para os fornecedores, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços e o cumprimento de prazos, diminuição dos desperdícios e a redução dos custos\”.
Três auditorias já foram realizadas nos setores destacados e mais duas estão programadas até o final do ano. O final dessas auditorias resulta em um \”plano de ação para os fornecedores e eles têm um prazo de resposta. Damos todo o suporte para que possam melhorar gradativamente seus processos\”, explica Thiago Pinto.
Trabalhar em prol do bom relacionamento com os seus fornecedores sempre foi uma marca da Affinia. No mês de agosto, em evento realizado para mais de 400 convidados, a empresa premiou as melhores práticas de seus fornecedores. Na categoria Serviços e Materiais não-produtivos, o vencedor foi Cartonagem Jauense; na categoria Manufatura, o prêmio foi dividido entre os fornecedores Zamprogna e Metalúrgica Ática; e na última categoria, Distribuição, a AMP Peças Automotivas se destacou na disputa.