Após concluir o projeto piloto de fiscalização do pagamento eletrônico de frete na empresas transportadoras e nas rodovias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que vai dar início a nova etapa dessa ação. Desde abril a fiscalização era feita em praças de pedágio e em barreiras fiscais. A partir de agora, a fiscalização ganha agenda permanente na Superintendência de Fiscalização (SUFIS), com fiscais que foram treinados nas unidades regionais da agência.

A SUFIS elaborou um manual com procedimentos que são adotados nessas operações e a fiscalização do pagamento eletrônico de frete passou a integrar a atividade constante da Agência. As unidades regionais da ANTT (RJ, SP, MG, RS, CE, MA e BA) também deverá atuar nos Estados vizinhos onde ainda não exista representação da Agência. A unidade de fiscalização Centro-Norte (DF), com atribuição nos estados de GO, TO, MT, MS, AM e RO ainda se encontra em fase de implementação.

Com a nova agenda, a fiscalização a Agência irá atuar nas estradas e na própria sede das empresas transportadoras ou de embarcadores, bem como de empresas que subcontratam serviços de transporte de carga. De acordo com a ANTT, até o momento foram registradas mais de três mil autos de infração relativos ao descumprimento das normas.