A 8ª Assembléia Ordinária da Câmara Interamericana de Transporte, realizada recentemente em São Paulo com representantes de 13 países da América do Sul, Central e México, discutiu na ocasião a infra-estrutura de transporte, com destaque para o mercado e o meio-ambiente. A delegação do Brasil apresentou o Projeto Despoluir, patrocinado pela Confederação Nacional do Transporte, cujo objetivo é reduzir o impacto da poluição do ar ocasionada pelos motores dos veículos de transporte do País. Segundo estatísticas da CNT o setor é responsável por 9% da emissão de CO2 no Brasil.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do secretário dos Transportes de São Paulo, Mauro Arce, que tratou sobre a infra-estrutura de transportes do Estado. As dificuldades de mercado do transporte rodoviário de cargas foi um dos temas destacados pelas delegações de diversos países. A importação de caminhões usados foi outro tema coincidente entre algumas das representações, pois dificulta as políticas de renovação de frotas e ampliam a capacidade de oferta de transporte em seus países. Pedágios caros, associados a impostos já incidentes sobre os combustíveis, destinados à manutenção e construção de estradas, foram temas trazidos pelo Chile e Brasil. O Equador reivindicou o apoio da CIT para que se leve adiante o projeto de ligação entre Manaus e Manta, por meio de um porto no Pacífico, para ampliar as possibilidades de transporte para o Oriente.

Outros temas tratados foram o livre fluxo de pessoas e cargas nas Américas, com panorama ainda complicado pela falta de planejamento neste setor. O álcool e o biodiesel e suas potencialidades como solução energética para o transporte, a tendência do setor de transporte em direção à logística e a diminuição do modal rodoviário, parcerias público-privadas interpretadas como uma decorrência do baixo nível de investimentos em infra-estrutura por parte dos governos. Foram mencionados que os transportadores de carga argentinos ficaram isentos dos pedágios devido à interpretação de que o setor já paga impostos embutidos no preço do combustível para manter as rodovias, assim como pelo interesse social da atividade.

Tecnologia de comunicação veicular como fator de segurança e produtividade, o emprego de novas combinações de semi-reboques no transporte de cargas, e o sistema de transporte de passageiros na cidade de Curitiba/PR, no Brasil, foram outros temas trazidos à reunião. Os debates foram encerrados com assunto sobre a concorrência entre o transporte de passageiros por via rodoviária e por avião, e entre mototáxis e empresas de encomendas, no caso das cargas.

A Câmara Interamericana de Transportes está prestes a obter o reconhecimento oficial da OEA – Organização dos Estados Americanos e da ONU – Organização das Nações Unidas, e já tem sido convidada para as reuniões setoriais do transporte, quando promovidas por estas entidades. A próxima Assembléia da CIT será realizada em abril de 2008, no Panamá.