Dados coletados pela Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina) junto às delegacias da Polícia Civil revelam que os roubos e furtos de cargas cresceram 51% nas rodovias catarinenses neste ano.
Conforme os números divulgados, entre janeiro e o dia 9 de junho de 2011, foram registradas 287 ocorrências, enquanto no ano passado, no mesmo período, foram verificados 190 casos deste tipo. “Antes os roubos eram concentrados em algumas regiões, mas agora foram pulverizados por todo o Estado”, constata Pedro Lopes, presidente da entidade.
Segundo o levantamento, Itajaí, Joinville, Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriú foram as cidades em que mais aconteceram crimes. As cargas mais visadas pelos assaltantes foram as de cigarros, derivados de petróleo, produtos químicos, veículos, gêneros alimentícios, materiais de construção e eletrônicos/eletrodomésticos.
Neste cenário, o presidente da Federação afirma que é preciso trabalhar em conjunto para combater o problema. “Continuamos lutando pela criação da delegacia do roubo de cargas. Queremos também um acompanhamento mais de perto por parte da Secretaria de Segurança Pública e a atuação nacional da Polícia Federal sobre o assunto”, conclui.

Fonte: CNT