Aberta ao público nesta terça-feira (10/04), a terceira edição da Automec Pesados & Comerciais reúne diversas novidades do setor. O evento, que acontece até sábado (14/04), deve receber 30 mil visitantes. Durante a feira, serão expostos produtos da cadeia envolvida na fabricação de peças, acessórios, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais. Serão mais de 500 marcas do Brasil de mais 13 países. Em comparação com a primeira edição, em 2008, houve crescimento de 20% na área de exposição.
Rede de postos – O projeto da rede de Postos Autorizados Spicer, da Dana, foi oficialmente apresentado no primeiro dia do evento. Em 2012, serão inaugurados três postos, que além de disponibilizar componentes da linha, darão suporte e assistência técnica ao consumidor.
Segundo o diretor de vendas de reposição da Dana para a América do Sul, Marc Boadas, inicialmente serão abertos postos nas cidades de São Paulo e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. “Para 2013, pretendemos inaugurar 10 postos autorizados. As oficinas fidelizadas à empresa receberão treinamento, para garantir a qualidade no atendimento”.
A companhia também apresentou os kits de embuchamento do pino mestre para veículos comerciais e os kits de vedação de motor Victor Reinz. “Os kits incluem pino mestre, buchas que reduzem os esforços, além de rolamentos axiais de longa durabilidade”, explica Boadas. Já os kits de vedação de motor Victor Reinz são voltados para o segmento pesado, como motores das marcas Mercedes-Benz, Cummins, Volvo, entre outros. No Brasil, os resultados financeiros da marca atingiram US$ 1.3 bilhão e, globalmente, a Dana movimentou US$ 7,6 bilhões, o que representa um crescimento de 24% em relação a 2010.
Operações para veículos comerciais – Com investimentos de mais de U$ 29 milhões no novo Centro de Distribuição localizado em Barueri (SP), a Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul apresentou seu novo portfólio de produtos. A empresa também anunciou a abertura do primeiro escritório de Vendas e Suporte Técnico no Chile, que faz parte do plano de expansão da companhia. Em 2011, as vendas globais foram de mais de U$ 4 bilhões.
Na avaliação de Angelo Morino, diretor geral da Meritor Aftermarket, o pacote de incentivos do Governo ajudará a empresa a ser mais competitiva nos processos. “O Brasil é um dos nossos mercados potenciais para ampliar as operações da empresa. Por isto, estamos investindo em infraestrutura e produtos”.
Entre as novidades em produtos, destacam-se 19 itens na linha de componentes de cardans, 13 itens na linha de semieixos, quatro tipos de coroa e pinhão e seis componentes de reparos de caixa para a linha de sistema a ar Euclid, sete novos ajustadores automático e reparos para aplicações Mercedes-Benz e Scania e, em breve, mais sete itens na linha de cruzetas.
A Meritor antecipou também que irá ampliar o portfólio dessas peças, juntamente com as operações dos EUA, Europa e Ásia, em um trabalho conjunto com o Centro de Desenvolvimento de Bangalore, Índia, nas linhas de eixo diferencial e cardans, suspensão e freios.
Volante de motor – A partir do segundo semestre de 2012, serão comercializados os novos Volantes de Motor fabricados pela Eaton. O diretor de Vendas e Marketing para América do Sul, Ricardo Dantas, aproveitou para destacar que o Brasil é um importante polo exportador, tanto de peças para montadoras quanto para aftermarket. O mercado interno também está consolidado com cerca de 250 clientes em todo o País, atendidos pelas quatro plantas da empresa, localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
A Eaton apresenta na Feira a linha de embreagens para veículos pesados a partir de sete toneladas e a linha Reman, composta por transmissões, sincronizadores e embreagens que garantem maior resistência e aumento de vida útil das peças. Equipados com sistema de pré-amortecimento, que reduz ruído da marcha lenta, as novas embreagens aumentam a vida útil dos componentes da caixa de câmbio.
A linha de remanufaturados também foi trazida para a Automec e, segundo Ricardo Dantas, é possível economizar até 40%, além de diminuir o tempo de veículo parado e evitar descarte.
Lançamento – A PitStop, rede associativista voltada para lojas de autopeças do Brasil, apresenta na Automec sua marca direcionada exclusivamente ao varejo de veículos pesados, chamada de “Top Truck”. Além disso, a empresa comemora os seus 670 pontos de venda no Brasil, concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
“Estamos replicando no Brasil um conceito que já existe em outros países por meio do desenvolvimento de uma linha voltada exclusivamente ao mercado de pesados. Desta forma, poderemos utilizar instrumentos de tecnologia em uma nova segmentação”, afirma o diretor comercial da distribuidora automotiva, Rodrigo Carneiro.
A rede, que já está presente em mais de 250 municípios em vários estados do país,tem a expectativa de finalizar o início do 2º semestre de 2013 com 1200 pontos de venda em âmbito nacional.

O evento
Data: até 14 de Abril de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP
Horário: Terça a sexta-feira – das 10h às 19h / Sábado – das 9h às 17h