A Bridgestone Américas Holding, Inc e a Bandag, Incorporated anunciaram esta semana que vão realizar uma fusão avaliada em cerca de US$ 1,05 bilhões e deverá ser efetivada no primeiro ou segundo trimestre de 2007. O processo depende das revisões dos acionistas e aprovações regulatórias e depois disso a Bandag passará a operar como subsidiária de propriedade da Bridgestone Américas Holding.
A Bandag e a Bridgestone Américas possuem um relacionamento de negócios há décadas, pois lojas TDS são revendas autorizados de pneus Bridgestone e muitos Centros de Pneu GCR, unidades da subsidiária da Bridgestone Américas, BFS Retail & Commercial Operations, LLC, que atendem a indústria de caminhões e fora-da-estrada, são dealers Bandag.
Para Martin Carver, presidente da Bandag, essa parceria irá beneficiar a rede de concessionárias de ambas empresas em todo mundo. De acordo com o executivo, as empresas de transporte procuram intensamente programas de gerenciamento de pneus que começam com pneu novo e depois passam pela recapagem, que ainda contribui para conservar os recursos da natureza.
Segundo Mark A. Emkes, presidente diretor geral da Bridgestone Américas Holding, Inc, a fusão irá permitir que as duas empresas melhorem seus serviços aos clientes por meio da oferta de soluções para a manutenção de pneus, apoiada por uma linha completa de pneus novos e recapados.
A Bandag, com sede em Muscatine, em Iowa, nos Estados Unidos, é líder mundial na fabricação de materiais de recapagem e equipamentos, e possui mais de 900 dealers franqueados que produzem e comercializam pneus recapados, além de fornecer serviços para gerenciamento de pneus. A empresa também opera a TDS (Tire Distribution Systems, Inc), uma operação de revenda comercial que comercializa pneus novos e presta serviços a pneus recapados. No ano passado a Bandag faturou no mundo US$ 921 milhões.
No Brasil, a empresa atua desde 1975 e possui quatro plantas, sendo duas em Campinas, uma em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, e outra em Mafra/SC. Possui também a única rede exclusiva de concessionárias do setor, com mais de 140 unidades, às quais se somam os mais 130 centros de serviços BTS (Bandag Truck Service).