O Grupo Bertin, holding que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia, localizada no km 179 da rodovia BR 153, em Lins, no interior de São Paulo, iniciou ontem (21/08) as operações de sua primeira usina de biodiesel processado a partir de sebo bovino. Com investimento total de R$ 42 milhões, a unidade comporta um processamento anual de 110 milhões de litros de biodiesel, e conforme a empresa é produzido dentro dos padrões de qualidade que atende às exigências nacionais e internacionais. \”A meta é abastecer o mercado interno e, posteriormente, o externo, contribuindo com o avanço das matrizes energéticas limpas e renováveis\”, ressalta Rogério Barros, diretor comercial da Bertin Biodiesel.

Projetada pela Dedini, sob licenciamento da DeSmett Ballestra, a usina também está preparada para operar com óleos vegetais. O processo de produção utilizado é o da transesterificação – reação da gordura animal e/ou óleo vegetal com um álcool (no caso o metanol), impulsionada pela presença de um catalisador. Como resultado obtém-se biodiesel e glicerina, co-produto destinado aos segmentos farmacêutico, cosmético e químico.

Informatizada, a unidade conta com o que há de mais moderno em equipamentos e possui um laboratório de análises altamente tecnológico apto para certificar o produto de acordo com as especificações técnicas nacionais e internacionais. Instalada dentro de um complexo industrial de 500 mil m2, que engloba outras atividades do Grupo, a usina ocupa 30 mil m2 de área construída.