Os carreteiros brasileiros estão com dificuldades de passar pela rodovia Mercosul, ou Estrada nacional Número, pois manifestantes argentinos reivindicam o fim dos \”impostos móveis\” sobre as exportações e o fim das restrições para as exportações de carne e trigo. O conflito entre os produtores agropecuários e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sobre os impostos para as exportações de produtos agrícolas teve inicio em março.
Os produtores agropecuários realizam mais de 300 piquetes em estradas em todo o país e impedem o tráfego de caminhões com cereais para exportação. Os bloqueios estavam previstos para terminar, mas diante da falta de diálogo entre o governo e os ruralistas, o problemas deverá persistir.
No início da semana, dezenas de motoristas brasileiros foram vítimas dos piquetes dos agricultores próximo a cidade Gualeguaychú, por onde passa a Rodovia do Mercosul. Segundo a imprensa local, os brasileiros decidiram retaliar e bloquear a estrada por conta própria. Entretanto, a polícia convenceu os caminhoneiros a deixar o piquete de lado. Simultaneamente, as forças de segurança convenceram os agricultores a deixar passar os caminhões brasileiros. Já os governadores das províncias agropecuárias argentinas prometeram retomar nesta semana o diálogo com os dirigentes dos agricultores.