A Robert Bosch e a ElringKlinger estarão presentes no Congresso SAE Brasil, entre 28 e 30 de novembro, no Transamérica Expo Center Norte, em São Paulo, para mostrar suas mais recentes tecnologias automotivas. Na ocasião, a Bosch irá apresentar duas frentes de trabalho em relação ao freio ABS, sendo a primeira a nacionalização do produto na linha de produção em Campinas/SP e a redução do custo de desenvolvimento e aplicação desse componente.

Geraldo Gardinalli, gerente de Aplicação de ABS da Robert Bosch América Latina, irá apresentar o paper \”Inovações do ABS para os Mercados Emergentes\”, além de participar do painel Segurança Ativa, que tratará do incremento da segurança ativa no transporte rodoviário. O ABS 8, geração mais moderna do sistema que começou a ser produzido no Brasil, estará em exposição junto a nova versão de booster, o Noah com TMC8, que além de menor e mais leve, permite a instalação de válvulas de emergência combinadas com o ABS. A empresa orienta que esse produto aumenta a velocidade de acionamento e a força da aplicação do freio, reduzindo em até 60% a distância de parada. A Bosch apresentará ainda o ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade, o próximo passo da segurança veicular ativa no Brasil.

A unidade brasileira ElringKlinger, do grupo alemão EKAG, irá apresentar as vantagens de sua nova linha de tampas plásticas para válvulas de motor, as novas tecnologias aplicadas em vedações de juntas de cabeçote e também os novos materiais para chapas defletoras de calor, que segundo a empresa possuem alta performance em reduções de níveis de ruídos. Recentemente a empresa lançou no Brasil sua linha de autopeças para reposição, com famílias de produtos fabricadas no País e  importadas. Pó meio desses lançamentos, a indústria pretende conquistar, no curto prazo, 50% do mercado brasileiro de aftermarket voltado para veículos importados e 15% desse mercado relativo a veículos fabricados no Brasil.

O congresso tem como tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, e contará com 20 fóruns de debates organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio, além apresentação de 190 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia. Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America.

– Piloto da Indy fala sobre tecnologia de competição

O piloto da Fórmula Indy, o brasileiro Vitor Meira, é um dos convidados do Painel Motorsport, que acontece dia 29 de novembro, para tratar como a tecnologia auxilia o piloto em uma corrida. Para Moacir Ricci, diretor do Comitê de Eventos Especiais do Congresso, o objetivo do painel é apresentar cases que demonstram a grande capacidade de desenvolvimento técnico da indústria do motorsport no Brasil, para aproximar a indústria da mobilidade com este segmento.