O governo federal anunciou que pretende publicar o edital de licitação para a concessão da BR-116, na primeira quinzena de setembro, com previsão para que as concessões ocorram antes das eleições. Os trechos deverão ser recuperados antes do início da cobrança de pedágio e compreendem as rodovias Fernão Dias (São Paulo – Belo Horizonte) e Régis Bittencout (São Paulo – Curitiba), que somam 637,4 km. O projeto prevê a duplicação de 84 km da BR-116, construção de terceiras faixas em 146 km, instalação de passarelas e outras melhorias.

Os estudos técnicos de engenharia, levantamento das condições ambientais e de tráfego, e o modelo econômico financeiro da concessão foram realizados pela International Finance Corporation, instituição ligada ao Banco Mundial destinada ao fomento da iniciativa privada, que assinou convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Planejamento. O leilão para a concessão da rodovia será realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT).