Até o final de 2008 o DENIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) confirma que irá entregar a pavimentação de um trecho de 82,4 km entre Ventania e Alto de Amparo, no Paraná, na BR-153, mais conhecida como rodovia Transbrasiliana, que percorre grande parte do território brasileiro, cerca de 2.800 km entre Belém do Pará e Aceguá, no Rio Grande do Sul. Apesar disso, essa rodovia tem trechos ainda não implantados no Paraná, como Alto do Amparo – Ipiranga – Imbituva, que não constam nas reivindicações de autoridades daquele Estado.
A pavimentação da BR-153 entre Ventavia e Alto de Amparo teve início em 1997, foi interrompida em 1998 e em 2006 as obras recomeçaram após interferência direta do ministro do planejamento, Paulo Bernardo. O trecho foi dividido em dois lotes, sendo o primeiro entre Ventania e Tibagi, com 40 km, que deverá ser concluído até o final deste ano. O segundo lote, entre Tibagi e Alto de Amparo, de 42,4 km, estará pronto até o final de 2008.
Segundo o superintendente do DENIT no Paraná, David Gouvêa, a pavimentação de 82,4 km está orçada em R$ 100 milhões e o ministro Paulo Bernardo garantiu que não vai faltar recursos para a conclusão da obra.