A Braspress acaba de inaugurar no Rio de Janeiro um moderno terminal de cargas que permitiu à transportadora ganho de produtividade e redução no tempo nas operações de carga, descarga e entrega das mercadorias no Estado. O grande diferencial da empresa está no SORTER, um sistema automatizado que inclui 4.700 metros de esteira com capacidade para processar e distribuir 140 volumes por minuto (8.400 por hora) para as células de distribuição do terminal.
O sistema conta também com um sensor que controla a distância entre um volume e outro na esteira, onde são movimentados na velocidade de 10 quilômetros/hora. A unidade fluminense recebe diariamente entre 4.500 a 5.000 entregas e opera, atualmente, com 86 veículos para fazer a distribuição. Urubatan Helou, diretor- presidente da Braspress, explica que as mercadorias, que chegam em carretas vindas de vários pontos do País, são descarregadas pela recepção e o sistema faz a triagem das rotas para onde irão seguir. “Antes era necessário entre cinco e seis horas para fazer este trabalho, que hoje dura apenas 60 minutos”, destaca.
O diretor de Operações da Braspress, Luiz Carlos Lopes, acrescenta que dentro de dois anos o terminal do Rio de Janeiro irá operar com o dobro das operações, quando realizará cerca de sete mil despachos/dia. “Temos de ter a velocidade como ponto chave. Não somos mais uma transportadora comum. Somos uma fábrica de encomendas”, disse Lopes.
O terminal do Rio de Janeiro conta com área total de 41.500 metros quadrados dos quais 16.500 são de área construída e tem 114 docas para carga e descarga de mercadorias, que operam simultaneamente. Urubatan Helou acrescenta que a nova unidade da Braspress está instalada em um local estratégico, de fácil acesso à Via Dutra e poderá ser classificado com um dos mais modernos do planeta. O SORTER realiza operações de triagem de mercadorias para o abastecimento do Rio de Janeiro daquelas que seguem para outros Estados.