Para esclarecer dúvidas sobre as alterações nas normas que permeiam o setor, a Câmara Brasil-Alemanha irá sediar a palestra \”Transporte terrestre de produtos perigosos\”, ministrada por Alexsandro Bona, engenheiro químico e consultor especialista em produtos perigosos da DGM Brasil. O evento será realizado em 21 de agosto, das 15h às 17h30, na sede da Câmara Brasil-Alemanha, na capital paulista.
Na palestra, o especialista esclarecerá dúvidas sobre as alterações das normas no setor e apresentará as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ligadas à segurança e à identificação de produtos para o transporte terrestre, ao seu manuseio, à sua movimentação e ao seu armazenamento. A apresentação é direcionada a profissionais de indústrias químico-farmacêuticas, pessoas ligadas à área de transporte de produtos químicos e outros interessados no assunto.
Regulamentado no Brasil em 1988, o transporte rodoviário de produtos perigosos passou por modificações quanto à sua legislação, que passaram a vigorar em janeiro deste ano.
– Acidentes
Segundo dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Estado registrou, em 2007, 404 acidentes com o transporte de produtos perigosos de um total de 75.785 acidentes em vias urbanas e rodovias, que causaram 33 vazamentos e 11 danos ao meio ambiente. Em 2006, embora o número de acidentes com mercadorias perigosas tenha sido menor, somando 355 ocorrências de um total de 70.603 acidentes, houve mais vazamentos (57) e efeitos nocivos ao meio ambiente (13) em relação a 2007. Somente na cidade de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) identificou, em 2007, 244 acidentes com o transporte de produtos perigosos, contra 198 no ano anterior.