A Mercedes-Benz iniciou os testes na Suíça com dois caminhões Actros totalmente elétricos, um para atuar a serviço de uma empresa de logística Camion Transport e o outro para uma rede de supermercados na região de Zurique. Não se tem conhecimento de testes de modelos elétricos da marca Brasil.

Entregues dia 19 de junho, e com autonomia de até 200km, o veículo rodam diariamente cerca de 150 quilômetros e as baterias de íons de lítio são recarregadas durante a noite. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas a 150 kW.

Os veículos são movidos por dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 126 kW de potência cada um (171cv), com torque máximo individual de 485 Nm.

As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.

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Objetivo é reduzir totalmente as emissões de caminhões nas ruas da Suiça até 2025. Carga da bateria íons de lítio do e-Actros dá autonomia para o veículo rodar até 200km com uma carga

Além da propulsão elétrica e da cabine, outra diferença dos Actros em relação ao modelo comercializado no Brasil é ambos os veículos, se aqui rodassem seriam classificados como semipesados. Isso porque ambos têm chassi rígido, sendo um deles com dois eixos (toco), para 18 toneladas de PBT e o outro, que atende à rede se supermercados, é um trucado para 25 toneladas de PBT.

Na empresa Camion Transport, o Actros elétrico (eActros) opera no transporte de um de distribuição da Camion Transport para diferentes pontos da área central da cidade St. Gallen. Sem emissões de CO2, o veículo é parte de um projeto de sustentabilidade identificado como “centro da cidade livre de emissões”.

O objetivo, conforme disse o CEO  da Mercedes-Benz Trucks Suíça, Jürg Lüthi, é levar suprimentos aos centros urbanos de maneira livre de emissões a partir de 2025. Um detalhe é que a carga é transportada em uma carroceria intercambiável com plataforma de elevação.

Já o eActros trucado, equipado com um baú com opção de refrigeração, podendo transportar pallets, trafega por rotas montanhosas abastecendo unidades do supermercado.

Segundo informações da Mercedes-Benz, os caminhões de 18 e 25 toneladas de PBT são colocados em operação por clientes de diferentes setores, trabalhando em suas operações regulares diárias.

Os testes dessa frota são compostos de duas fases, cada uma com dez clientes e o retorno aplicado no desenvolvimento do eActros visando a produção em série. A meta é possibilitar a distribuição limpa e silenciosa nas áreas urbanas com caminhões pesados a partir de 2021.

VOLKSWAGEN e-DELIVERY

Aqui no Brasil, a Cervejaria Ambev opera em testes com dois Volkswagen e-Delivery, um leve e outro médio na distribuição de bebidas em ruas da cidade de São Paulo. A versão com capacidade 13 toneladas, uma unidade 6×2, foi entregue logo após a empresa de bebidas ter concluído a fase de testes com um e-Delivery leve, no início de novembro de 2018.e Delivery 6x2 baixa Ambev