Cerca de 30 caminhões MAN Volkswagen estarão no desfile do dia 7 de setembro, em comemoração à independência do Brasil no Pará. O Corpo de Bombeiros do Estado vai aproveitar as comemorações para apresentar à população quatro novas unidades VW Worker 15.210 4×4 que passaram a fazer parte dos produtos da marca adquiridos ao longo dos últimos dois anos, para reforçar a frota de combate ao incêndio do Estado.
O Pará é o segundo maior Estado brasileiro e abriga em seu território parte da floresta amazônica, a Serra dos Carajás, entre outras regiões de acesso dificultado.
Portanto, os caminhões, na configuração 4X4, seguem a mesma configuração das mais de três mil unidades que a MAN Latin America forneceu ao Exército Brasileiro e vão operar no transporte de bombeiros até áreas de difícil acesso, como matas e zonas rurais.
De acordo com a montadora, os caminhões são equipado com eixo dianteiro e caixa de transmissão da Marmon-Herrington e proteção quebra-mato, iluminação especial, engate e carroceria para tropas. Para aprovar o VW 15.210 4X4, o Exército o submeteu a rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.
Os veículos foram os escolhidos em processo de licitação através de oferta do Grupo Mônaco, concessionário de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN no Estado, que será responsável também por todo o suporte às unidades.