A Campanha Bate Coração do Programa Saúde do Caminhoneiro da concessionária Renovias – que administra cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais – atendeu 519 motoristas no posto e restaurante RVM, localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim/SP, entre os dias 8 e 12 de maio.

De todos os carreteiros atendidos, 79,4% disseram se alimentar principalmente de carne vermelha, gordura e fritura, ingerindo pouca água. Também foi constatado que 68,7% estão acima do peso, problema que está ligada diretamente à qualidade dos alimentos ingeridos e 66,9% admitiram não realizar atividades físicas. Além disso, 28,3% relataram dormir menos de oito horas por dia e 61,4% ingerem bebida alcoólica regularmente.

Exames de saúde também revelaram problemas de saúde nos motoristas. O exame de eletrocardiograma, por exemplo, demonstrou alteração em 5,6% dos motoristas de caminhão, a aferição de pressão arterial sugeriu a atenção em 37,7% deles e o teste de glicemia estava alterado em 8,6% dos atendidos. Dos carreteiros que passaram pelos exames, 56,2% possuem idade acima de 41 anos.