A empresa chinesa XCMG lançou nesta quinta-feira (01 de junho) o cavalo mecânico elétrico E7-49T 6X4. O veículo é movido a bateria de fosfato de ferro. Trata-se do primeiro caminhão dessa categoria 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro.
O motor elétrico do E7-49T 6X4 entrega 482cv, torque de 2.000Nm e conta com caixa de transmissão automatizada de 4 velocidades.
O veículo está homologado para 49 toneladas de PBTC, no entanto, sua tara é de 10.800 devido ao pack de baterias instalado atrás da cabine.
O gerente de veículos elétricos da XCMG, Ricardo Senda, explica que apesar de o torque do motor elétrico ser linear, em teoria não precisa de câmbio. Porém, segundo ele, as reduções executadas pelas engrenagens da caixa ajudam a poupar energia nas arrancadas.
DOIS MODOS DE CARREGAMENTO
O sistema de bateria do veículo permite dois diferentes modos de carregamento. Um deles é por meio de carregadores de corrente contínua (DC), como na maioria dos veículos elétricos. Dependendo da potência do equipamento, a carga pode ser concluida em até uma hora.
A segunda opção é a troca do pack de baterias. Isso é possível porque as células estão concentradas em um conjunto atrás da cabine. Além disso, um sistema automatizado possibilita a substituição em pouco mais de seis minutos.
“Com o auxílio de uma empilhadeira simples, o frotista desconecta o pack do caminhão, retira o conjunto completo e instala outro carregado, com facilidade”, explica.
Entetanto, ele acrescenta que para essa opção para ser interessante depende da operação do cliente, da necessidade da agilidade para o caminhão voltar a rodar. Isso porque hoje a cerca de 50% do preço do veículo ainda é o pack de baterias.
SEMIPESADO ELÉTRICO
Outro modelo elétrico da XCMG é o chassi rígido semipesado E7-29R 8×4 para 29 toneladas de PBT, e com segundo eixo direcional. O veículo atende a diversas aplicações, com destaque para betoneira, compactador de lixo e implementos como baú, sider, carga seca etc.
A empresa informou que atualmente já tem mais de 30 unidades comercializadas dos dois modelos para frotistas de grande porte. A maioria é da versão plataforma que chegou ao Brasil antes do cavalo mecânico. A meta é vender pelo menos 200 caminhões até o final desse ano.
Os preços divulgados são de R$ 1.3 milhão para o cavalo mecânico e de R$ 1,35 milhão para o chassi rígido 8×4. O banco da empresa, o primeiro fora da China, opera há três anos no Brasil e disponibiliza taxas promocionais de 0,99% ao mês.
PRODUÇÃO NO BRASIL E PÓS-VENDAS
A CXMG não descarta a possibilidade de fabricar caminhões no Brasil. Porém, os planos incluem primeiro a montagem pelo regime CKD com componentes importados. Atualmente os dois modelos chegam da China já montados.
O atendimento aos clientes será feito na rede de concessionários da marca. Atualmente são 45 pontos já estabelecidos no Brasil por conta a atuação da empresa no segmento de máquinas para a construção civil, mineração e agronegócio.
O presidente da empresa no Brasil, Tian Dong, lembrou que a marca chegou ao País em 2004 com máquinas amarelas. No entanto, planta brasileira em Pouso Alegre começou a operar somente em 2014. A unidade tem capacidade instalada para produção de 10 mil unidades/ano.
A empresa produz máquinas pesadas também elétricas para a contrução civil, mineração e o agronegócio. A linha completa de produtos atende a 12 segmentos e já foram comercializadas no Brasil mais de 18 mil unidades.
A XCMG foi fundada na China em 1943. Em seu país de origem ocupa a nona posição como fabricante de caminhões e a segunda em caminhões elétricos.