A Cobram (Companhia Brasileira de Marketing) lançou ontem (25/07) a 3ª edição da Caravana Siga Caminhoneiro, em Guarulhos/SP, projeto que tem a missão de divulgar mensagens de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, preservação do meio ambiente e segurança na condução do veículo nas rodovias brasileiras. Em 2007, a campanha alerta também sobre a necessidade de racionalização do uso de combustível e sobre a violência contra a mulher.
Os dois novos temas agregados à Caravana foram a \”Campanha de Cidadania Contra a Violência à Mulher e o Preconceito de Gênero e Raça\”, devido, conforme estatísticas citadas pela empresa, a cada 15 segundos uma mulher é agredida ou espancada no País. Além disso, será realizada a Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis, com apoio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), para estimular o uso eficiente de fontes de energia não-renováveis principalmente nos transportes e no uso doméstico, além de educação ambiental.
Os organizadores da Caravana informam que nos dois primeiros anos percorreu mais de 60 mil km, visitou cerca de 300 cidades e fez contato com mais de 765 mil profissionais do setor de transporte rodoviário. Na ocasião, foram apresentadas palestras, debates, filmes e vídeos de conscientização sobre a importância de se garantir os direitos da criança e do adolescente, além da divulgação do Disque-Denúncia do projeto \”Siga Bem Criança\”, o Disque 100, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação teve início em 2004 e visa alertar a sociedade brasileira e o setor de transporte para problemas como o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, segurança nas estradas e preservação do meio ambiente. O projeto é patrocinado pela Petrobras e Iveco Caminhões e conta com apoio do Conpet, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.