Modelo extrapesado já possui aprovação para venda por meio do Finame
Neste mês, a MAN Latin America inicia a comercialização do MAN TGX 28.440 6×2 “Made in Brazil”. De acordo com a fabricante, o modelo é voltado para atender “as demandas de aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com composições atreladas a semirreboque de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas”.
Segundo a marca, o modelo chega ao mercado para atuar no segmento de extrapesado. O MAN TGX 28.440 6×2 atende uma ampla gama de segmentos como basculante, carga seca, container, frigorífico, furgão (baú), graneleiro, sider e tanque.
O motor MAN D2676 de seis cilindros em linha e 12,4 litros com 440 cv, promete maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas.
A motorização atende às normas de emissão de poluentes previstas no Proconve P-7, equivalente ao Euro 5, utilizando a tecnologia de pós-tratamento dos gases de escape SCR (Selective Catalytic Reduction). O sistema utiliza uma solução a base de ureia, conhecida como ARLA 32, para reduzir os níveis de poluentes na exaustão.
Neste modelo, a transmissão automatizada MAN TipMatic é item de série. A versão de 16 marchas, exclusiva para o Brasil, promete melhor escalonamento de marchas, comparado a versão de 12 marchas usada na Europa, e atende as particularidades de operação no Brasil. A transmissão traz de série o sistema EasyStart que auxilia a partida em rampa. Este dispositivo mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do freio ter sido desacionado. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.
A montadora garante que o modelo já possui aprovação para venda por meio do Finame, subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, permitindo o financiamento de até 70% do valor do veículo utilizando esta linha de crédito.