O Vista (Volvo International Training Award), competição da montadora direcionada a técnicos e mecânicos que atuam no departamento de pós-venda da marca, atingiu 2.844 inscrições, número 30% acima do que o contabilizado no ano passado. “A competição é um meio de estimular o conhecimento, o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os funcionários qua atuam nas oficinas da Volvo na América Latina”, explica Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da Volvo Latin América.

Durante a primeira fase da maratona, iniciada nesta semana, as equipes, que têm de duas a quatro pessoas, se deparam com situações reais, que enfrentam no dia a dia, e precisam sair em busca da solução para eventuais problemas práticos e teóricos nos veículos.  “Os desafios são grandes e o treinamento durante a maratona é intenso”, afirma Rogério Roa, coordenador de desenvolvimento de competências da Volvo.

A primeira fase da competição é teórica, dividida em três etapas de 30 perguntas cada. A melhor equipe de cada grupo concessionário da Volvo participa da segunda fase, prática, em Curitiba e as três melhores vão para a final mundial na Suécia, em junho de 2013.

Da América Latina, além de equipes do Brasil, participam do Vista 2012-2013, funcionários da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, Costa Rica e Panamá.  A maratona envolve equipes dos cinco continentes.

O Vista é realizado há mais de 50 anos. Começou em 1957 como uma competição exclusiva para os técnicos da Volvo na Suécia, mas rapidamente cresceu e tornou-se um evento internacional bienal e a maior competição para o pessoal de pós-venda da marca em todo o mundo.