O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza amanhã (19/09), no Salão Nobre da Petrobras, no Rio de Janeiro, a entrega do 3º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, serão premiados os trabalhos vencedores em cada uma das categorias: ONG, Pequena Empresa, Mídia, Setor Acadêmico e Administração Pública. Ao todo foram inscritos 285 trabalhos, que concorrem a R$ 10 mil para cada categoria e tem apoio da Petrobras e Sebrae.

O objetivo da ação é incentivar o desenvolvimento de atividades economicamente viáveis, ambientalmente responsáveis e socialmente justas. Os trabalhos finalistas vão desde projetos de capacitação e organização de comunidades de aldeias da região Amazônica na produção de cosméticos naturais (categoria ONG); até construção de indicadores de desenvolvimento sustentável para aplicação em municípios fluminenses (categoria Setor Acadêmico).

Governos estaduais, prefeituras e secretarias de meio ambiente de todo Brasil enviaram trabalhos para a categoria Administração Pública. A categoria Mídia foi a que obteve mais inscrições. Ao todo foram 140 matérias de jornais, revistas, rádio e TV sobre os mais variados assuntos, desde a utilização de biodigestores até as conseqüências ambientais, sociais e econômicas do aquecimento global no Brasil.