A Continental Pneus alerta os motoristas para realizarem a calibragem dos pneus corretamente para reduzir o consumo de combustível. No caso da pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um veículo, por exemplo, que roda 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros, sem contar que a vida do pneu é reduzida.

Gilberto Viviani, gerente de produtos e serviços a clientes da Divisão de Pneus Continental no Brasil, diz que a segurança do motorista também fica em risco quando o veículo roda com pneus com pressão inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante. “A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu.

Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção”, comenta o gerente. Além disso, ele lembra a importância de calibrar os pneus na época do verão, por conta das altas temperaturas que podem provocar estouros no próprio pneu.