A Continental acaba de lançar no mercado brasileiro o ContiHybrid LA3, voltado para o uso em ônibus e caminhões leves. Disponível na medida 215/75 R17.5, o novo pneu é um radial sem câmara e pertence à terceira geração de pneus da marca pode ser aplicado em todos os eixos. Em relação às melhorias tecnológicas, a empresa cita o emprego de ranhuras em três dimensões e uma maior quantidade de borracha na banda de rodagem, que passou a contar com quatro sulcos, garantindo um desgaste mais uniforme do pneu. O coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul, Fernando Peruzzo, complementa que o resultado é um incremento de até 8% na quilometragem.
Ainda de acordo coma empresa, o desenho tridimensional é responsável por maior tração, com as ranhuras proporcionando melhor desempenho em pisos molhados e, consequentemente, maior segurança. As cintas reforçadas absorvem melhor as forças laterais e longitudinais contribuindo para elevar o índice de recapabilidade. No talão, resistência e conforto estão combinados, sendo que o novo composto empregado na área de contato aro e pneu garante maior resistência ao processo de montagem e protege melhor o conjunto da ação do calor.
Outra tecnologia citada pelo fabricante presente no ContiHybrid LA3, denominada é o Air Keep Inner LinerTM, alia o emprego de um novo composto no inner liner (parte interna do pneu) a um sistema de vulcanização que possibilita retenção até 50% mais eficiente da pressão de ar interna, o que contribui para uma maior durabilidade e amplia a recapabilidade da carcaça, segundo relatou a empresa. A redução na deformação da carcaça também colabora para diminuir a resistência do pneu ao rolamento, proporcionando reflexos na economia de combustível e na menor emissão de CO2 na atmosfera, ampliando o ciclo de vida do pneu.