Terraplanagem do terreno, em SC, deve ser iniciada em maio deste ano

Neste mês, os diretores da SBTC (Sinotruk Brasil Truck Corporation) estiveram na fábrica de caminhões da CNHTC, em Jinan/China, para assinar os contratos que determinam a cooperação das duas empresas para a construção da unidade fabril brasileira da marca Sinotruk – que fabricará em processo CKD (Completely Knock-Down).

De acordo com Joel Anderson, diretor geral da companhia, também foi confirmada a participação da Sinotruk Import & Export CO. LTD — subsidiária chinesa da CNHTC — no capital social da SBTC, que também contará com a participação acionária da SC Parcerias, empresa de fomento do Governo do Estado de Santa Catarina. Com isso, a empresa fornecerá toda a estrutura para a instalação da fábrica e também da linha de produção de caminhões.

“Vale destacar o comprometimento e envolvimento da CNHTC nesse processo. Houve uma grande sinergia entre os nossos engenheiros e o grupo de engenheiros chineses, o que resultou na moderna linha de produção que será instalada no Brasil”, destaca Anderson.

A Sinotruk Brasil será construída na cidade de Lages, em Santa Catarina, às margens da BR-282, na área industrial do Distrito de Índios. A terrraplenagem do terreno está prevista para ser iniciada na primeira semana de maio deste ano. A área da unidade fabril, que tem extensão total de 1 milhão de m², já está demarcada.

Em uma primeira etapa, a unidade brasileira da CNHTC trabalhará no processo de montagem CKD, porém, o objetivo é nacionalizar em até 65% a produção de peças e componentes até o final de 2017. Enquanto a produção não se inicia, os veículos da marca continuarão a ser importados da China.

De acordo com a SBTC, existem atualmente 25 concessionárias Sinotruk em atividade no Brasil e 2.122 caminhões emplacados, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).