O cenário de roubo de cargas no Brasil e a posição estratégica das autoridades responsáveis serão os principais temas do “Fórum Sascar Day – Roubo de Carga no Brasil”, evento realizado pela Sascar, com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar). O Fórum ocorre no dia 18/5 (quarta-feira), a partir das 9h, na sede do Setcepar, em Curitiba/PR. Panorama sobre o roubo de carga em Curitiba e região, condições de trabalho dos motoristas, medidas preventivas para impedir prejuízos decorrentes do crime. De acordo com o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú, houve um aumento considerável de ocorrências. “Nós percebemos um sensível aumento no roubo e furto de cargas no estado do Paraná, muito devido à crise econômica. A criação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, inaugurada em janeiro em Curitiba, é reivindicação antiga do sindicato e da categoria. Embora o cenário seja complicado, atualmente a delegacia ajuda a diminuir o índice desses crimes no estado por meio de inteligência especializada neste tipo de ocorrência e nas correlatas, como receptação”, diz.

A região metropolitana de Curitiba – especialmente ao longo do Contorno Leste, que vai da Zona Sul até Quatro Barras, a nordeste da capital – é o local de maior frequência dos roubos, segundo informou Cantú. Último levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), em 2009 foram 13.350 ocorrências de roubo de carga no Brasil. Já em 2014, esse número pulou para 17.500, um aumento de 42%. Calcula-se que o prejuízo tenha sido de, em média, R$ 2 bilhões.

Os roubos de cargas não afetam apenas uma região específica, mas toda a cadeia produtiva, já que os custos com gerenciamento de risco e escoltas são repassados ao consumidor final. Pelo estudo da NTC, constata-se que entre os produtos mais visados para roubo no Brasil estão produtos alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos, produtos metalúrgicos, produtos químicos, têxteis e confecções, autopeças e combustíveis.

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