Iniciativa visa capacitar jovens carentes da região de Guarulhos/SP

A Cummins Brasil, fabricante de motores diesel, inicia o processo de implementação do Formare – programa de capacitação de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho – com início previsto para dia 5 de agosto.

O Formare, cuja metodologia foi desenvolvida pela Fundação Iochpe, tem como objetivo  “capacitar os jovens da comunidade para o mercado de trabalho, envolver seus funcionários de modo a desenvolver habilidades que impactem em suas vidas pessoais e fortalecer ainda mais a relação da empresa com a comunidade, a fim de contribuir com mudança no estilo de vida dos envolvidos”.

Com um ano de duração para o primeiro grupo composto por 20 jovens, o programa Formare está em processo de inscrição dos funcionários da Cummins Brasil, que se tornarão Educadores Voluntários e serão devidamente alocados de acordo com a sua formação e experiência, e de recrutamento dos alunos que farão parte do projeto.

A Cummins Brasil já preparou uma sala de aula para receber a primeira turma, dentro das instalações da unidade fabril, localizada em Guarulhos (SP).

O primeiro curso da Escola Formare Cummins, denominado Assistente de Produção e Serviços da Indústria Mecânica (APSIM), dividido em aulas teóricas e práticas, será voltado para a parte técnica e comportamental do jovem, conciliando o trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, formação técnica e cidadania e ética.

As inscrições dos Educadores Voluntários da Cummins Brasil que farão parte deste projeto já começou. O processo seletivo dos alunos acontecerá em seis etapas, sendo a primeira delas, uma prova de conhecimento em português, matemática e redação. Aprovado, o participante segue para a dinâmica de grupo e, na sequência, entrevista individual. As últimas etapas consistem em visita domiciliar, exame médico e entrega de documentos.

Ainda no escopo do processo de seleção, o programa define alguns requisitos para a escolha dos participantes, como jovens entre 16 e 18 anos, cursando o ensino médio em escolas da rede pública e que sejam moradores das comunidades que vivem nas proximidades das Unidades de Negócios da Cummins Brasil.