1359A Cummins Filtration, unidade de negócios da Cummins, inaugurou na última sexta-feira (20/01) a fábrica do Fleetguard Arla 32, necessário nos caminhões com a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva). De acordo com Marco Rangel, diretor e gerente geral da empresa para a América Latina, o investimento inicial na unidade – localizada em Guarulhos (SP) – foi de US$ 1,3 milhão, incluindo laboratório, certificação e controle do processo. “A capacidade atual da linha hoje é de 22 milhões de litros por ano”, adianta. No primeiro trimestre de 2012, a previsão de fabricação do Fleetguard Arla 32 é de 1,5 milhão de litros distribuídos para a rede e parceiros. E até o final do ano, a empresa planeja a venda de 16 milhões de litros da solução, o que representa, ainda de acordo com o Rangel, cerca de 16% do mercado.
“Atualmente, o mercado está meio incerto, mas podemos estimar de 80 a 200 milhões de litros do Arla 32. Se fixarmos a média de 100 milhões de litros a serem comercializados, vislumbramos abocanhar o equivalente a cerca de 16 milhões de litros em 2012, ano inicial”, comenta Rangel.
Além disso, o diretor destaca que a empresa prevê que a “cada dois anos, será necessário duplicar a capacidade para seguir a tendência de mercado, manter o market share entre 12% e 16% e expandir cada vez mais os negócios em outros mercados como a América do Sul”.
O novo produto já está sendo oferecido no mercado em embalagens de 5, 10, 20, 200 e 1.000 litros, além de opção a granel. Atualmente a companhia conta com três mil postos de vendas, sendo mil distribuidores Cummins e dois mil na rede de postos Shell.