A DaimlerChrysler do Brasil comemora hoje (24/11) 50 anos da inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo/SP e para celebrar conta com a presença de Dieter Zetsche, chairman do Board of Management do Grupo DaimlerChrysler AG e responsável pelo Grupo Automóveis Mercedes, e Andreas Renschler, membro do Board of Management do Grupo DaimlerChrysler AG e responsável pelo Grupo Caminhões e Ônibus.

Conforme Dieter Zetsche, estes 50 anos de operações no Brasil contribuíram para a empresa acumular uma vasta experiência no mercado. Com esta experiência e baseada nos 100 anos de liderança na indústria automobilística, a marca Mercedes-Benz pode oferecer aos clientes produtos e tecnologia premium. \”É por isso que somos líderes no mercado brasileiro no segmento de automóveis de luxo, de caminhões e de ônibus\”, disse o executivo.

\”A unidade de São Bernardo tem desempenhado um papel estratégico dentro do Grupo DaimlerChrysler. Nos últimos anos, seu sistema de produção otimizado foi considerado referência para todas as plantas do Grupo no mundo. Nos últimos 50 anos, produzimos cerca de 1.600.000 veículos comerciais aqui no Brasil\”, complementa Renschler.

O início das atividades da unidade ocorreu exatamente em 28 de setembro de 1956 e contou com a presença de autoridades como o presidente Juscelino Kubitschek e o governador de São Paulo Jânio Quadros, além dos anfitriões Fritz Koenecke, presidente da então Mercedes-Benz da Alemanha, e Alfred Jurzykowski, da Mercedes-Benz do Brasil.

A construção da fábrica levou dois anos para ser concluída, em uma área que havia sido adquirida em 1953, mas a planta cresceu continuamente ao longo dos anos. O número de funcionários também: em 1954, eram 154 os operários que haviam iniciado a construção do parque industrial. Na inauguração, dois anos depois, eram 862. Em 1960, o total já passava de 5.600 colaboradores. Em 2006, a unidade conta com 11.500 colaboradores.

De início, a produção se concentrou no caminhão L 312, também conhecido como \”Torpedo\”. O modelo utilizava motor a diesel de seis cilindros em linha, de injeção indireta, com 100 cavalos de potência-DIN (112cv-SAE). A produção de ônibus teve início dois anos depois, com a introdução do monobloco O 321, que recebia um motor semelhante, porém com 110 cv-DIN (122 cv-SAE). A partir daí, a linha de veículos da marca não parou de evoluir.

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 Mercedes-Benz Torpedo  Mercedes-Benz Axor