A necessidade de buscar novas formas e meios que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas têm feito surgir diferentes alternativas em diferentes áreas e muitas delas com poder de mudar rotinas e hábitos.

Algumas delas têm dimensões que podem mexer até mesmo com a sisuda rotina dos funcionários de uma indústria de caminhões, como uma horta para a produção de verduras, legumes e temperos totalmente livres de agrotóxicos.

É provável que muitos motoristas de caminhão, sobretudo aqueles que já viveram em idades do Interior ou em zonas rurais nas proximidades de centros urbanos, saibam valorizar os alimentos naturais, sem agrotóxicos e com sabor.

Imagem 01 IMG 4835 8
Projeto da Fazenda Urbana dentro da Mercedes-Benz começou a ser desenvolvido em 2017

E se pudessem, assim como muita gente da cidade, teria uma horta de verduras, temperos e legumes em sua casa, como fez a Mercedes-Benz dentro da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A ideia foi levada à montadora em 2017 pela startup mineira BeGreen Fazendas Urbanas, empresa especializada nesse tipo de atividade e que levanta a bandeira de que sua missão é reconectar as pessoas à origem de sua alimentação saudável.

E a montadora, que há menos de um mês lançou no Brasil o novo Actros, um moderno caminhão com câmeras digitais no lugar dos espelhos retrovisores, entre outras tecnologias de ponta, abraçou a ideia.

PARCEIROS NO PROJETO

Trouxe outros parceiros para o projeto, como fez com o Senai Cimatec e junto com a BeGreen começaram a jornada para resolver todos os entraves para que a Fazenda Urbana viesse a operar e produzir sem qualquer problema de ordem técnica ou legal. Afinal, produzir hortaliças dentro de uma fábrica de caminhões e ônibus não é algo que se vê todos os dias.

Tomate cultivado sob luzes de LED

O início da produção ocorreu praticamente dois anos após a decisão de fazer. Com técnicas combinadas de aquaponia (que integra a produção de plantas com criação de peixes) e aeroponia (as raízes das hortaliças ficam suspensas e são umedecidas por um processo de nebulização da água que provém dos peixes).

Tecnologias como luz de LED e software de gestão – que garante produção em larga escala em curto espaço de tempo também fazem parte do processo.  COmo resultado, a fazenda tem capacidade de produção mensal para produzir 44 mil pés de verduras, ervas e temperos (2.680 kg de hortaliças).

DISTRIBUIÇÃO

Além de suprir o restaurante da montadora, parte da produção é reservada para  atender funcionários que queiram levar hortaliças para casa. A compra é realizada por meio de assinatura mensal para uma cesta por semana. A comercialização, assim como a produção, é feita pela BeGreen, que também ensina os colaboradores a plantar verduras orgânicas.

O projeto Fazenda Urbana dentro da Mercedes-Benz inclui também a doação de parte da produção  a ONGs parceiras da montadora, e também, dependendo do volume, as verduras podem ser doadas para instituições como “Hamburgada do Bem” e a Instituição Assistencial Meimei (IAM) que atende crianças e adolescentes.

Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen, destacou que a parceria com a Mercedes-Benz será muito importante para aumentar a contribuição ambiental que a empresa quer proporcionar à população. “Levar alimentação para mais de 10 mil pessoas dentro da fábrica e também para seus familiares e comunidade é uma oportunidade de multiplicar o nosso propósito. Sem dúvida, é um marco na história brasileira”, acrescentou Bittencourt.

Para Carlos Santiago, vice-presidente de operações da Mercedes-Benz do Brasil, o projeto reúne vários pilares que norteiam as atividades do Grupo Daimler. Ele destaca inovação, sustentabilidade e saúde e responsabilidade social. “É a primeira fazenda urbana instalada dentro de uma indústria de veículos comerciais no mundo”, acrescentou o executivo.

Carlos Santiago: é a primeira fazenda urbana instalada dentro de uma indústria de veículos comerciais no mundo.
Carlos Santiago: é a primeira fazenda urbana instalada dentro de uma indústria de veículos comerciais no mundo.

Entre as verduras cultivadas na Fazenda Urbana dentro da fábrica de caminhões constam Alface baby (verde e roxa com sementes importadas da Holanda), rúcula, espinafre, agrião e chicória. Os temperos são salsinha, hortelã, cebolinha, coentro, manjericão e sálvia. Em breve começam a ser colhidos os legumes tomate e berinjela.