Segundo pesquisa recente realizada pelo Ticket Car, produto de gestão de despesas de veículos da Ticket, no mês de maio o preço do litro do óleo diesel no País aumentou em média 7,06%, enquanto o biodiesel registrou alta de 6,92%. O álcool e GNV (Gás Natural Veicular), por sua vez, tiveram aumentos da 0,09% e 0,67%, respectivamente, e a gasolina apresentou retração de 0,29% nas bombas. Esse são os resultados da mais recente pesquisa realizada pelo Ticket Car
A alta representa repasse do reajuste de 15% promovido pela Petrobrás no início de maio. Desde então, a alta atendeu a expectativa do governo, que era de 8,8% na época dos reajustes. O preço do m³ do GNV é outro que deve aumentar em junho, já que as empresas Comgás e Gás Natural anunciaram aumento para os postos de 40,82% e 30,37%, respectivamente. Atualmente, o preço médio nacional do GNV na bomba é de R$ 1,636 enquanto em São Paulo é de R$ 1,20.
O levantamento também avaliou em quais Estados é mais vantajosa o uso da gasolina e onde o álcool é mais rentável. O resultado mostrou que em 16 Estados brasileiros a utilização do etanol apresenta melhor custo-benefício, com destaque para os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná. Em oito localidades a gasolina apresenta menor custo por quilometro rodado: Brasília, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe.
Para se chegar a essa conclusão, profissionais do Ticket Car verificam junto aos mais de oito mil postos credenciados à sua rede, os preços médios dos dois combustíveis em cada um dos 27 Estados brasileiros. O objetivo do Ticket Car com esse serviço é agregar valor às operações de seus clientes, oferecendo consultoria contínua para gestores e usuários.
De acordo com Marcelo Nogueira, gerente de Negócios Especialista do Ticket Car, o gasto com combustíveis é um dos principais custos de uma frota. \”É preciso tomar cuidado, pois apesar de mais barato, a autonomia do veículo com o álcool é em média 30% menor. Assim, para ser vantajosa sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor\”, informa.