O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT publica hoje (13/02) o edital de licitação para construção da BR-487, entre Icaraíma e Cruzeiro do Oeste. Trata-se do Lote 1, com 44,3 km de extensão e valor estimado de R$ 122,6 milhões. A “estrada boiadeira” – por conta da grande concentração pecuária no noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul – vai beneficiar diretamente os municípios de Icaraíma, Maria Helena, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do Oeste e Campo Mourão. A BR-487 liga a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul a Ipiranga, na região Central do Paraná, numa extensão total de 595 quilômetros, dos quais 470 km no Paraná.

No total são cinco lotes sendo o trecho mais antigo, entre Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste, tem três lotes. O lote um, com 33 km de extensão está pronto, e o lote três, com 20,8 km será retomado em março. O lote dois, entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste tem 25,2 km e foi paralisado pelo TCU, que detectou irregularidade na subdelegação da obra entre duas construtoras.

De acordo com o superintendente do Dnit no Paraná, David Gouvêa, a nova licitação do trecho paralisado será feita dentro de 45 dias e nesse mesmo período o órgão vai licitar o lote dois entre Icaraíma e Cruzeiro do Oeste, com 39,9 km de extensão, com custo previsto de R$ 133,5 milhões. Gouvêa também acredita que em dois anos a rodovia estará totalmente construída entre a divisa e Campo Mourão.

O trecho em licitação da boiadeira terá pista simples, mas com faixa do domínio de 70 metros, dos quais 25m para o lado direito e 45 m para o lado esquerdo, já prevendo futura duplicação. Para a rodovia está prevista a construção de quatro viadutos que darão acesso a Alto Paraíso, Ivaté, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste, além de quatro interseções do tipo rotatória para acesso a Porto Camargo, Xambrê, Santa Eliza e Três Placas, além de duas pontes, uma sobre o Ribeirão Piava, com 75 m, e outra sobre o Rio Corimbatá, com 120 m.