O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) fará cinco audiências públicas nessa semana para discutir o impacto ambiental da construção da Estrada Boiadeira, a BR 487, no trecho entre Porto Camargo e Cruzeiro do Oeste.
As audiências acontecem nas cinco cidades que serão atingidas pela obra. Na segunda-feira, dia 24, em Umuarama. Na terça-feira, dia 25, em Maria Helena. Quarta-feira, dia 26, em Cruzeiro do Oeste. Quinta-feira, dia 27, em Ivaté, e Sexta-feira, dia 28, em Icaraíma.As audiências públicas fazem parte do ritual exigido pela legislação para a concessão da Licença Ambiental para a construção da rodovia.
O DNIT já elaborou o EIA-RIMA, que é o documento que será discutido nas audiências públicas. Nele, são levantadas todas as questões ambientais referentes à obra e as providências previstas para minimizar o impacto ambiental da construção da rodovia.
Depois de pronto, o documento é apresentado e discutido com a população, em eventos abertos ao público e precedidos de farta publicidade. O DNIT está anunciando o calendário de audiências nas principais emissoras de rádio e nos principais jornais da região, para convidar a população a participar.