A DPaschoal destaca que o sistema de suspensão automotiva é responsável por suavizar as trepidações causadas pelo contato do pneu com o solo e garantir a estabilidade necessária para condução do veículo. A suspensão não é composta apenas de molas e amortecedores, mas de componentes que reúnem aproximadamente 12 itens.

De acordo com Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da empresa, é indicado que o motorista faça a revisão no sistema de suspensão a cada 5 mil km ou quando notar uma anomalia como ruídos ou carroceria instável no momento de transpor algum obstáculo. \”A falta de estabilidade do veículo especialmente em curvas ou até mesmo o desgaste irregular dos pneus também requerem atenção do condutor. Vale ressaltar que, em muitos casos, é difícil identificar qual o componente que está com defeito, por isso o mais indicado é consultar um especialista\”, disse Lima.

O gerente ressalta, ainda, que a falta de manutenção deste sistema pode sobrecarregar e comprometer o desempenho das demais peças, causar o desgaste prematuro ou mesmo irregular dos pneus aumentando, assim, a despesa com o reparo do carro.

Principais funções do sistema de suspensão e motivos de troca:

Amortecedor – controla as molas e mantém a estabilidade do pneu e da roda em contato com o solo. Os fabricantes recomendam a troca preventiva a cada 40 mil quilômetros ou quando o mesmo apresentar algum defeito, como vazamento.

Mola – é o componente responsável pela sustentação da carroceria do veículo. Esta peça absorve irregularidades do terreno, controla a altura do automóvel, alinhamento e equilíbrio da suspensão. As molas atuam diretamente no conforto e devem ser substituídas quando sofrer alteração da sua forma original, como cortes, quebra, ferrugem, elos em atrito ou no caso do carro estiver fora de nível.

Coxins – eles ligam o conjunto mola e amortecedor à carroceria do veículo e têm a função de absorver impactos.  Trocas são recomendadas no caso de quebra, folga ou rolamento danificado.

Bandeja / braço – une a roda ao chassi por meio de buchas e pivôs, determina o alinhamento de rodas, além disso, contribui para manter o carro estável. Sua troca é necessária no caso de defeitos de buchas com folgas, desalinhadas ou empenadas.

Pivô – este item garante a articulação da roda e sustenta a suspensão. O seu reparo é indicado quando ocorrer folga ou rompimento.

Rolamento de roda – alivia o atrito ao rodar permitindo menor esforço ao deslizamento. Ruídos indicam que a peça precisa ser substituída.

Junta homocinética – ela transmite a força do motor para as rodas do veículo. Em caso de ruídos, a mesma deverá ser trocada.

Bieleta / tirante – eles são componentes que fazem a ligação da suspensão com a barra estabilizadora. Sua troca é recomendada quando ocorrer folga, rompimento ou quando a borracha estiver danificada.

Barra estabilizadora – mantém a estabilidade do veículo nas curvas. Quando ocorrer uma quebra ou quando ela ficar irregular, o condutor deverá providenciar a sua troca.