De janeiro de 2007 a agosto deste ano a DPaschoal recolheu para reciclagem mais de 5,9 mil toneladas de resíduos automotivos, entre pneus, amortecedores, discos, cilindros e 306 mil litros de óleo lubrificante. O material coletado é resultado dos componentes descartados durante a manutenção de veículos de clientes da empresa. Todos os componentes são retirados semanalmente das 200 lojas próprias e 330 credenciados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

De acordo com Willian Bossolani, responsável pelas ações e projetos de reciclagem da DPaschoal, desde a fundação, a empresa apresenta uma proposta diferenciada das demais redes de serviços automotivos. “Em um ambiente que primava pela limpeza, organização e pelo atendimento final, surgia uma companhia preocupada com o meio ambiente e com a educação. Esses princípios sempre nortearam as nossas atividades e nos levaram a desenvolver campanhas e projetos em prol da sociedade e da natureza”, completa o executivo.

As revisões e manutenções realizadas pela empresa êm o intuito de ajudar a manter os veículos de passeio e carga regulados, diminuindo a emissão de poluentes e, conseqüentemente, o impacto causado no meio ambiente. Todos os materiais que eventualmente precisem ser substituídos são encaminhados para destinação ambiental. No entanto, isso só é possível quando os clientes autorizam e se dispõem a entregar as peças. O descarte indiscriminado desses produtos, em locais não apropriados, agride a natureza e representa um sério problema de saúde pública, ocasionando até doenças pela contaminação do solo e dos rios.

– Destinações

Os Pneus Inservíveis, por exemplo, são utilizados como combustível alternativo no co-processamento em fábricas de cimento; transformados em pó de borracha para uso em asfalto; transformados em regenerados de borracha a serem utilizados como matéria-prima na produção de tapetes, mantas, coxins, entre outros; transformados em subprodutos derivados diretamente dos pneus, como percintas para sofás, tubos de drenagem de água, batentes, etc. Os demais produtos também são reaproveitados.