No momento em que a indústria de veículos pesados, especialmente de implementos rodoviários, busca na importação de pneus de carga a solução para suprir sua crescente a demanda de produtos, a Sumitomo Rubber do Brasil, fabricante de pneus da marca Dunlop, anuncia investimento de R$ 1,06 bilhão nas linhas de produção da sua fábrica brasileira de produtos para veículos de carga e de passeio.

O aporte para ampliação da planta instalada em Fazenda Rio Grande/PR, acontece no mesmo mês em que a empresa comemora 10 anos de operação no Brasil. Um dos objetivos do investimento é  elevar a atual capacidade de produção de pneus de carga, passando mil para 2.2 mil unidades/dia até o ano de 2025. Outro é aumentar de 18 para 23 mil a produção diária para carros de passeio nos próximos três anos.

Embora a empresa tenha inaugurado sua fábrica brasileira em 2013 fabricando pneus para veículos de passeio, vans e SUVs, a produção para atender caminhões e ônibus teve início somente em 2019, em uma nova área de produção construida para essa finalidade.

A Sumitomo Rubber do Brasil acredita no potencial do mercado brasileiro, conforme afirmou seu presidente, Yoshinori Wakitani. Nas palavras do executivo, este investimento reforça o compromisso da companhia com o Brasil.

“Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro e esperamos com isso consolidar ainda mais as nossas marcas junto ao consumidor brasileiro, oferecendo produtos que são referência em segurança e tecnologia”, acrescentou o executivo. A empresa é detentora das marcas de pneus Dunlop e Falken.

Além de unidades de truck centers, desde 2020 a companhia conta, em conjunto com os distribuidores locais, com containers personalizados instalados em pontos estratégicos das rodovias brasileiras para vender os pneus diretamente aos caminhoneiros.

De acordo com o Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da companhia, atualmente são 21 unidades instaladas em rodovias de vários Estados.

Alguns destes postos de vendas contam com parcerias para serviços de borracharia, entre outros. Atualmente, 80% da produção de pneus de carga Dunlop são destinados ao pós-vendas e 20% para caminhões novos das marcas Volkswagen e ônibus Marcopolo.

Ainda segundo Alonso, apesar do pouco tempo no mercado brasileiro, os pneus Dunlop têm boa reputação entre os transportadores, inclusive com referências positivas de custo por quilômetro rodado e já tendo inclusive ganho selo de qualidade da carcaça.

Sobre recauchutagem de pneus, o executivo conta que os reformadores Vipal dão garantia nas reformas nas carcaças de pneus Dunlop. Ele lembra que um dos diferenciais dos pneus de carga Dunlop está na tecnologia empregada no processo de fabricação sem emendas.

“Esse processo garante maior precisão e segurança nas partes de borracha do pneu, que garante tanto para veículos de passeio ou de carga pneus mais uniformes, proporcionando mais conforto, estabilidade e menor consumo de combustível para os clientes”, concluiu.