Novo produto tem versão 100% automática para caminhões

A Eaton apresenta ao mercado brasileiro um novo componente da família de bloqueios diferenciais. Trata-se do Detroit Locker No-Spin, equipamento completamente automático. De acordo com a fabricante, o equipamento consegue reduzir o índice de quebras dos conjuntos de diferenciais (caixa satélite e semi-eixos), que pode ocorrer nos produtos que necessitam de acionamento pelo motorista através de comando no painel do veículo.

Segundo a marca, a aplicação do No-Spin é recomendada para veículos vocacionais que trafegam em ambientes off-road, com presença de lama no solo, por exemplo, que reduz a aderência dos pneus na superfície. “Exatamente nos terrenos off road é que o No-Spin se destaca, porque ele mantém o eixo original, ou seja, não altera o veículo, e transmite o torque simultaneamente para as duas rodas, diferente do bloqueio de acionamento manual que bloqueiam o eixo de forma transversal.  São duas rodas em ação com tração solidárias que originam duas forças recíprocas atuantes. Isso facilita a transposição das dificuldades de terrenos”, destaca o gerente de Vendas do Aftermarket, Fernando Cesar Piton.

Para a instalação do equipamento, o kit da caixa satélite, ou seja, a cruzeta, as engrenagens planetárias e satélites e arruelas, são substituídas pelo No-spin de forma plug and play, não tendo lado de montagem ou ajustes a serem feitos. O produto é livre de manutenção.

“Há muitos benefícios no No-Spin: aumento da velocidade de processamento (Ton/H), redução da parada de veículo, e valores apreciados pelo frotista. Numa comparação simples é possível montar um caminhão em dois anos com a economia dos custos de manutenção”, reforça Piton. O No-Spin também consegue reduzir os desgastes dos pneus ocasionados pelo alto índice de patinação.