A empresa de software Oracle venceu a concorrência e por isso fechou recentemente um projeto de modernização tecnológica com a MRS Logística, empresa responsável pelo transporte de 113 milhões de toneladas de cargas em 2006 no Brasil. Segundo a contratante, o projeto poderá ser uma referência para empresas do setor, pois irá utilizar conceitos de gerenciamento de empresas de aviação comercial, táxi aéreo, aviação offshore, oficinas especializadas em manutenção de aeronaves e outros segmentos de manutenção de alta complexidade.
O contrato com a MRS é a primeira venda de cMRO (Complex Maintenance Repair and Overhaul) no Brasil. O cMRO é uma ferramenta desenvolvida de acordo com requisitos e normas mundiais para gestão, controle e realização de manutenção em aeronaves e locomotivas, entre outros meios de transporte.
A primeira fase é a implementação do processo de manutenção para locomotivas e vagões, empregando o produto cMRO, e manutenção de via permanente e sinalização eletrônica, empregando o produto EAM (Enterprise Asset Management, em inglês). O objetivo é dar suporte tecnológico à empresa, que tem histórico e plano de crescimento arrojados na operação e na produtividade.
Ao longo de três anos, o operador logístico irá implementar os módulos Manutenção, Financeiro, Suprimentos, Comercial e Faturamento, Projetos, CRM, Recursos Humanos, além do Oracle Fusion Middleware, empregando o conceito do BPM/SOA (Business Process Management e Services Oriented Architeture) e o Collaboration Suite para substituir o Lotus Notes.