558A Tuzzi, localizada em São Joaquim da Barra/SP, divulga que possui know-how na fabricação de feixes de molas para o setor automobilístico e por isso desenvolve projetos específicos para suspensão de veículos pesados que atuam no setor canavieiro. Muitas empresas desse setor já começam a perceber a viabilidade de incluir na gestão de custos com suas frotas a troca periódica dos feixes de molas, além da adequação de um projeto de molas customizado para seus caminhões. \”Isso é perceptível quando analisamos a crescente procura por esses projetos\”, conta Milton Bartolo de Oliveira, engenheiro da metalúrgica Tuzzi.

Segundo a empresa, o diferencial está em oferecer uma solução que elimine os problemas de desgaste excessivo e quebra de molas durante o transporte, garantindo maior durabilidade e segurança no trajeto plantação-usina-plantação. O motivo é que o transporte canavieiro é realizado dentro das fazendas ou campo e muitas vezes não passa por fiscalização rigorosa, o que contribui para a redução da vida útil do conjunto do caminhão. \”As molas para os veículos pesados que atuam no setor são dimensionadas para trabalhar de acordo com as condições de terreno e carga máxima estipuladas pelos fabricantes dos reboques. Se houver respeito ao limite de carga, as molas podem durar até duas safras\”, explica Oliveira.

A empresa acrescenta que suas molas são no formato trapezoidal (com cerca de doze a catorze lâminas) e foram  projetadas para atender às severidades das operações com a cana-de-açúcar, e por isso passam pelo processo \”shot peening\”, tecnologia que melhora as propriedades mecânicas e aumenta a durabilidade e resistência do produto. Além disso, Oliveira explica que existem ainda outros procedimentos que contribuem para qualidade do feixe de mola, como os processos de tratamento térmico (têmpera e revenimento) e acabamento de superfície (graxa grafitada e oleamento).