A GRISTEC – Associação de Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento registrou, em seu primeiro ano e meio de atividade, 41 associados em seu quadro de afiliados, sendo 30 pertencentes ao setor de tecnologia, rastreamento e monitoramento e outros 11 integrantes do segmento de gerenciamento de riscos.
A associação tem por objetivo implantar um código de ética e regulamentar as atividades de gerenciamento de riscos e de tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos. Para 2007, a associação pretende a regulamentação da atividade para que se possa constituir em categoria. Além disso, pretende iniciar uma pesquisa de dados estatísticos, tais como faturamento das empresas, crescimento estimado, parque de equipamentos instalados e promover atividades voltadas ao aperfeiçoamento das atividades das empresas.
Um dos principais motivos do crescimento da entidade foi um trabalho sério realizado ao longo de 2006 e que resultou na criação do Selo de Qualidade GRISTEC, desenvolvido em parceria com a consultoria independente Instituto Totum. O selo é uma certificação/identificação baseada em critérios definidos para garantir elevado nível e transparência nas atividades ligadas ao mercado de transporte e logística, que movimentou mais de R$ 32 bilhões no ano passado.