Por meio do Formare, projeto da Fundação Iochpe de educação profissional para jovens de baixa renda, muitas empresas têm contribuído para que essa possibilidade seja estendida a esses adolescentes. O fato é que a conclusão de um curso para introdução no mercado de trabalho é uma etapa muito importante na vida dessas pessoas.
Uma fase importante desse processo é realizada em dezembro deste ano, por meio da capacitação profissional de cerca de 240 jovens de baixa renda para os cursos de operadores metalúrgicos e serviços, assistente de produção e montagem mecânica, auxiliar de produção e logística, entre outros. Os adolescentes terão a oportunidade de receber os certificados da Arteb, Delphi, Dana, Lear, Siemens, Aché, Coteminas, Satipel, Bosch, Nívea e Intermarine. A maioria desses jovens, em torno de 80%, sairão das salas de aula com a possibilidade de uma vaga no mercado de trabalho.
Todas as empresas que firmam parceria com o Formare mantêm, em suas unidades, espaços dedicados à capacitação dos jovens. Os formandos recebem certificados emitidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
\”Além de beneficiar os jovens, a empresa parceira ainda melhora seu clima organizacional ao incentivar a atividade voluntária entre seus colaboradores, que atuam ou que podem atuar como educadores voluntários em sala de aula\”, explica Beth Callia, coordenadora geral do Formare.