Durante a Exposição de Trabalhos da Formatura da Engenharia Civil no campus São Bernardo do Campo/SP, os formandos apresentam nove projetos, que vão desde estudos sobre otimização do transporte de contêineres na Serra do Mar até propostas de criação de moradia econômica com reuso de água.
Dentre alguns destaques de trabalhos dos formandos, em 11 de dezembro foi apresentado uma nova logística de transporte baseada na existente nos terminais do Porto de Santos e nos retroportos, para a criação de um novo pátio de acesso e a interligação com o planalto por meio de cabos aéreos para a transferência de conteineres, utilizando também esteiras rolantes.
Ontem à tarde (12/12) foi apresentado um projeto para criação de conjunto habitacional com reuso de água para comunidade carente, com caixa de descarga com limite de água e aproveitamento da água do banho para descargas, que geraria, segundo os estudantes, economia de até 30% da água.
Nesta quarta-feira (13/12), será demonstrado os impactos mais freqüentes ao meio ambiente da implantação de uma rodovia, com modificações significativas no meio físico, dos seres vivos e social. Os estudantes irão debater as mínimas exigências legais para a regulamentação destas obras com base em leis ambientais.
Outros destaques são uma minivan denominada Hexxa, com capacidade para seis pessoas e movida à célula de hidrogênio com proposta para rodar com motor elétrico, além do utilitário Pantrro para uso em mineradoras, o microônibus Terra-Bus para realizar passeios em locais de difícil acesso e o ônibus urbano Omini, com sistema diesel-gás. Outro projeto, o caminhão Citrus (foto acima), propõe a mecanização na colheita de laranjas. \”Os formandos analisaram as necessidades deste mercado com agrônomos e produtores\”, disse o professor coordenador da ExpMecAut, Edson Esteves.