Na solenidade de abertura da 10ª Assembléia da Câmara Interamericana de Transporte – CIT, realizada em Quito, no Equador, nos dias 22 e 23 de outubro, Harrison Vizcaino, diretor da Região Andina para a CIT, antecipou que o Equador deverá criar um Instituto de Formação Profissional, referendado pelo Parlamento Andino e pela CIT, e apoio técnico da FTP, da Argentina. Além disso, o ministro dos Transportes daquele país, Ruben Bustamante, anunciou um programa de renovação de frota de caminhões e ônibus para aumentar a competitividade do setor.

Na abertura dos trabalhos da Assembléia, o secretário geral da CIT, Paulo Vicente Caleffi, ressaltou que a Entidade deve prosseguir em sua conquista de espaços, trilhando este caminho de forma organizada, passo a passo. Acrescentou que o trabalho da Câmara já apresenta expressivos resultados, sendo necessário pensar no longo prazo. Entre as providências de ampliação de seu espaço de representação está a realização da 12ª Assembléia na sede da OEA – Organização dos Estados Americanos, em outubro de 2009, em Washington/EUA.

O tema da formação profissional ganhou relevância no evento, sendo que as lideranças aprovaram o projeto de se implantar Centros de Capacitação em Transporte que serão reconhecidos pela CIT, através da coordenação de Martin Sanchez Zinny, presidente da FTP, da Argentina. Além disso, as greves do setor de transportes e os prejuízos que ocasionam mereceram o referendo dos presentes para que a CIT expresse posição frente a eventos deste tipo, desde que a pedido do país envolvido.

Os problemas de mercado e formação de custos em transporte também foram debatidos, havendo entendimento de que o assunto é abrangente e diversificado, exigindo estudos ainda não estruturados pela CIT. Participaram do evento representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.