Técnicos da empresa DuPont verificaram que os fluídos refrigerantes R-12 e R-134A vêm sendo substituídos por compostos e misturas inadequadas e, por esse motivo, recentemente tomaram providências para informar as fabricantes de veículos e de ar-condicionado sobre os problemas que essa prática pode acarretar.
Os técnicos constataram que empresas e profissionais estão recomendando a utilização de misturas cuja composição contém HCFC-22, como R-414B, R-409A, R-401A, entre outros. \”Nos apuramos com exatidão a ação de importadores no sentido de promover o uso indiscriminado de misturas que pressupõem riscos não apenas para a segurança dos equipamentos , como também aos profissionais da área\”, alerta Sérgio Marcondes César, engenheiro e técnico da DuPont.
Marcondes explica que esses compostos, se mal utilizados, danificam os anéis de vedação (O\’Rings) e outros elementos à base de borracha dos sistemas de refrigeração e condicionamento de ar. Para Mauricio Xavier, gerente de marketing da DuPont Fluorquímicos para a América Latina, além dos produtos ilegais, dos insaturados e outras práticas inadequadas, é hora de o setor ficar atento aos riscos dos blends (misturas) como R-22 para aplicações na indústria automotiva.