A fabricante de componentes plásticos MVC apresentou no Seminário Internacional de Tecnologia em Plástico, em 25 de outubro, em Curitiba/PR, o VFC LIGHT, combinação dos processos de Vacuum-forming com compressão, que segundo a empresa trata-se da mais recente tecnologia para a indústria automobilística. Para demonstrar as vantagens desse novo processo de moldagem, forros de teto da pick-up Montana da GM foram produzidos durante a palestra que Gilmar Lima, diretor-geral da MVC apresentou no evento.

A empresa salienta que o produto utiliza polipropileno com fibra longa de fibra de vidro, proporciona excelente relação peso/resistência, baixo investimento em ferramental, perfeita estabilidade térmica, altos volumes de produção e menor tempo de fabricação. O desenvolvimento de um forro de teto ou de revestimento interno de um veículo é cumprido em apenas 45 dias, enquanto outros processos exigem tempo mais longo de trabalho.

Entre outras apresentações, durante a palestra também foram apresentadas várias fases de evolução da empresa e demonstrados cases de sucesso de produtos por meio da evolução dos processos e de materiais diferenciados. Um dos exemplos foi um pára-choque que teve seu peso reduzido em 50%, com sensível melhora de suas resistências mecânicas, principalmente a impacto, e reduzido em 45% o tempo de preparação para pintura e em 30% o custo de produção.