A FAG – marca do Grupo Schaeffler – como já forneceu os rolamentos do cubo da roda-gigante da Millenium Wheel, em Londres, na Inglaterra, foi incumbida de desenvolver dois rolamentos autocompensadores de rolos \”normais\”, com diâmetro externo de 3.200 mm, furo do anel interno 2.600 mm, largura do anel 630 mm. Cada rolamento incorpora 118 rolos que pesam cerca de 20kg por peça. No total, há mais de onze toneladas de aço em cada um destes rolamentos. Em breve esses rolamentos estarão funcionando a aproximadamente 108 metros de altura, na nova roda-gigante panorâmica com altura de 208 metros, em Pequim, na China, projetada para acomodar 1.920 pessoas e uma volta completa irá durar 20 minutos.

Henri van der Knokke, chefe da Engenharia de Aplicações da Divisão Indústria Pesada do Grupo Schaeffler em Schweinfurt, supervisionou todo o projeto. \”Quando recebemos as dimensões e especificações da Great Wheel Corporation, já tínhamos pesquisado o assunto, mas um rolamento autocompensador de rolos dessas dimensões e com tão alto grau de exigências a serem cumpridas, nunca tinha sido construído antes\”.

A equipe ganhou experiência quando projetou e fabricou os rolamentos para a \”Millenium Wheel\” de Londres, mas o novo projeto levou o Grupo Schaeffler a ve rificar se as máquinas seriam adequadas para tais dimensões, entre outras dificuldades. \”Assim, a primeira coisa que precisávamos verificar era se nossa fábrica tinha condições estruturais para fabricar esses rolamentos\”, disse Rainer Schröder, engenheiro de Projeto da Linha de Produto Rolamento Autocompensador de Rolos. Mas finalmente, os rolamentos foram fabricados e montados pelos especialistas em rolamentos de grandes dimensões da FAG, em Wuppertal.