A partir de amanhã (22/08), 35 funcionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende/RJ, vão receber aulas de pós-graduação em Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). A nova turma é uma ampliação do curso ministrado no campus São Bernardo/SP, desde 1996, o qual já formou quase 300 profissionais para a indústria automobilística.
O curso é ministrado por nove professores e tem duração de um ano e meio (480 horas/aula). As aulas acontecem na própria fábrica da Volkswagen, às sextas-feiras à noite, e aos sábados em período integral e serve para preparar profissionais, principalmente engenheiros e tecnólogos mecânicos, para atuarem no desenvolvimento de projetos de componentes automotivos.
Para atender às necessidades da montadora, o conteúdo do curso sofreu algumas alterações em relação à programação normal. \”A Volks quer dar mais ênfase em visão gerencial\”, conta Dalton Rubens Maiuri, professor e coordenador do Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas), responsável por esta e mais outras 24 modalidades lato sensu da FEI.
O interesse em montar o curso na fábrica em Resende partiu da montadora, que tem o intuito de promover a qualificação e o nivelamento dos profissionais. \”O mercado necessita de profissionais especializados e, devido ao grande crescimento do setor, as montadoras vêm intensificando a busca por engenheiros mecânicos automobilísticos em outros Estados\”, destaca o professor Edson Esteves, professor do curso de graduação da FEI, e coordenador do curso na Volks.